Mr-logo
Esta versão do De Olho está disponível apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Em breve disponibilizaremos para toda a Rede Minhas Cidades.

Farra das homenagens

10 de Abril de 2013, 17:21
Post1

Farra das homenagens

Nessa tarde, a Câmara aprovou aprovou a concessão de títulos de cidadão honorário de autoria do ver. Marcelo Piuí a colegas de seu partido (Partido Humanista Social): Claudio de Faria Macial, presidente do PHS de Minas Gerais, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, vereador do PHS em Belo Horizonte e José Belarmino de Souza, vereador de Jabotão dos Guararapes (e presidente do PHS de Pernambuco). Também concedeu o título similar a Luis Antonio Henriques Baptista, que o vereador se refere como supervisor Regional do Bairro Colônia Juliano Moreira e que foi nomeado em outubro passado para um cargo na Secretaria Municipal da Casa Civil. O currículo do homenageado, em seis frases, o apresenta como "empresário do ramo de compra, venda e conserto de automóveis".

Critérios?

Segundo o Regimento Interno da Câmara, esses títulos serão concedidos "a pessoas que tenham reconhecidamente prestado serviços ao Município, ao Estado, à União, à democracia ou à causa da Humanidade". Fica então a pergunta: quais são os grandes feitos desses senhores para que mereçam honras de nosso Legislativo?

Prática Comum

É importante deixar claro que essa prática não é exclusividade do vereador Marcelo Piui. Muitos vereadores fazem uso indiscriminado dessas homenagens a ponto de, na legislatura passada, um indiciado por homicídio ter recebido a Medalha Pedro Ernesto, maior comenda do município, do vereador Marcelo Arar (PT).
A prática também é comum entre muitos vereadores para homenagearem padrinhos políticos ou grandes apoiadores de suas campanhas.

"É assim que acontece"

O que permite que essas práticas (medalhas e títulos dados sem critérios ou análise) é o "protocolo social" da casa - os vereadores não se opõem às honras propostas pelos colegas para que os mesmos não se oponham às suas.

Para nós do "De Olho" está mais que na hora de revisar os critérios e o processo de concessão de homenagens da Câmara carioca.

O que você achou? Comente!

Wiki-widget-header
O que é...Quórum

Número mínimo necessário de vereadores presentes pra poder discutir um tema ou votar uma proposta.