Mr-logo
Esta versão do De Olho está disponível apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Em breve disponibilizaremos para toda a Rede Minhas Cidades.

Desmobilização programada

29 de Abril de 2013, 16:14
Fotosaude

Sempre que há votação de projetos polêmicos marcada na Câmara Municipal, mobilizar cidadãos interessados para lotar as galerias (para fazer pressão) é uma tarefa muito complicada.
A principal dificuldade é que hoje em dia é muito fácil adiar a votação de um projeto em questão de minutos. E sucessivos adiamentos são, em última análise, sucessivas idas "desnecessárias" à Câmara.

Foi o que aconteceu na última quinta-feira, quando nós convocamos o pessoal que assinou a petição contra a aprovação da Empresa Municipal de Saúde em regime de urgência. Em poucas horas conseguimos mobilizar algumas dezenas de pessoas (o suficiente para quase encher uma das galerias da Câmara), mas em cima da hora a base governista decidiu derrubar a sessão pra não haver votação.

Nesse caso, no entanto, o adiamento foi uma vitória para nós! Conseguimos ganhar mais tempo para mobilizar ainda mais gente para a próxima sessão (amanhã). E pra garantirmos a vitória nessa campanha, essa pressão tem que crescer exponencialmente nos próximos dias!

Torpedos

Tentando melhorar e agilizar a comunicação com esses nossos membros ativos que se prontificaram a ir às galerias pressionar, o Meu Rio decidiu usar o SMS (bom e velho "torpedo"). Demos um link para todos que assinaram a campanha da RioSaúde pedindo o seu número de celular. Com isso, nós podemos mandar mensagens com informações sobre hora da votação, ou ainda, avisar com alguma antecedência se a votação foi adiada naquele dia.

Isso é exemplo de mais uma nova forma de fazer política usando tecnologias oferecida pelo Meu Rio! E aí? Partiu Câmara amanhã?

O que você achou? Comente!

Wiki-widget-header
O que é...Comissão Parlamentar de Inquérito

Comissão criada para apurar um fato específico e por prazo determinado. Dá à Câmara poderes exclusivos de autoridades judiciais.