Mr-logo
Esta versão do De Olho está disponível apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Em breve disponibilizaremos para toda a Rede Minhas Cidades.
Traduz Aí

Como um projeto vira uma lei municipal?

Proposições que podem ser analisadas e votadas na Câmara Municipal:


Passo a passo:

1. Os vereadores apresentam o projeto em plenário e o encaminham para a Assessoria Técnico-Legislativa. Essa Assessoria:

2. Antes de ser votado, todo projeto passa pela Comissão de Justiça e Redação, que dirá se ele é ou não constitucional. O projeto então passa para as outras comissões, que têm um prazo para emitir seus pareceres. Se o prazo se esgotar, o projeto pode ir ao plenário e os pareceres deverão ser dados oralmente antes da votação.

3. Para serem aprovados na Câmara, os projetos precisam passar por duas discussões e duas votações. Se não for aprovado em alguma das votações, o projeto é arquivado. Se for aprovado, ele pode seguir dois caminhos, dependendo de sua natureza:

Resoluções e Decretos Legislativos são promulgados pelo presidente da Câmara.

Outros tipos de projetos, precisam ser sancionados pelo Prefeito para virarem leis. Se o projeto for vetado (total ou parcialmente), ele deve voltar para a Câmara. Os vereadores então têm que analisar o veto do prefeito e votar por mantê-lo ou derrubá-lo.

Na Real

As comissões permanentes quase nunca se reunem para emitir os pareceres e papam mosca com o prazo, obrigando os pareceres a serem dados em plenário por vereadores que sequer sabem do que trata o projeto. Além disso, pela dependência político-eleitoral que grande parte da base governista tem com o prefeito, os projetos de lei do prefeito passam com facilidade na Câmara e os vetos quase sempre são mantidos.