Mr-logo
Esta versão do De Olho está disponível apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Em breve disponibilizaremos para toda a Rede Minhas Cidades.
Traduz Aí

Grande Expediente

As sessões ordinárias acontecem às terças, quartas e quintas feiras a partir das 14h. Do seu início até as 16h é o período chamado "Grande Expediente" e ele é dividido em 2 partes:

A primeira parte vai das 14h até as 15h40 e os vereadores podem se inscrever para discursar na tribuna durante 10 minutos. Se não houver nenhum orador inscrito ou todos os inscritos já tiverem discursado, a Mesa franquia a palavra (qualquer vereador no plenário pode pedir para discursar). Se não houver nenhum parlamentar que quiser discursar, então a sessão é suspensa até às 15h40.

A segunda parte vai de 15h40 às 16h. Nesse momento deverá discursar o vereador previamente inscrito (cada vereador só pode se inscrever nessa parte uma vez a cada 15 dias), mas se o inscrito não comparecer ou se não houver inscrito, a Mesa também franquia a palavra nesse momento. Se ninguém quiser discursar, então a sessão é suspensa até as 16h, quando começa a Ordem do Dia (votação dos projetos na pauta).

Wiki-widget-header
O que é...Livro de presença

Livro no qual os vereadores devem assinar em todos os dias que há sessão para registrar sua presença.